terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Trotsky e os Cem Anos da Revolução Russa

Lev Trotsky.jpg
Leon Trotsky (1879-1940)


Neste ano se completam 100 anos da Revolução Russa, consolidada em fevereiro de 1917, quando um gabinete social-democrata assumiu o governo no Palácio de Inverno de São Petersburgo, chefiado por Alexandre Kerensky.

Em outubro (no calendário juliano), ou novembro (no calendário gregoriano), Lênin, Trotsky, Zinoviev, Kamenev, Radek, Stalin e outros deram um golpe de estado e implantaram a "ditadura do proletariado" com o poder bolchevique.




Trotsky em 1918. Fonte: Wikipedia.


Imagem relacionada
Trostky, Lênin e Kamenev, 1919. Fonte: Wikipedia.

Veio o regime do Terror, com uma ditadura sanguinária imposta a ferro e fogo e que perdurou por 70 anos. Certamente, no decorrer de todo este ano, inúmeras manifestações por todo o planeta irão marcar esta data. Não podemos deixá-la passar incólume, mesmo para que transmitamos às novas gerações o conhecimento de todo o mal que essa ditadura sanguinária impôs ao povo russo e, posteriormente, a diversos povos em todo o mundo, particularmente ao povo cubano que até hoje vive sob o tacão desta violenta opressão.



Trotsky na escada que dá para o palanque onde discursa Lênin, Moscou, 1920.
A figura de Trotsky foi apagada da foto a mando de Stálin numa vã tentativa de
desvinculá-lo da liderança da Revolução Comunista. Fonte: Wikipedia.


Trotsky e uma delegação russa recepcionados por autoridades
alemãs quando do Tratado de Brest-Litovsky, de 1918.
Fonte: Wikipedia.


Aqui, neste anúncio da Estante Virtual o leitor poderá ter acesso aos livros de Leon Trotsky (pseudônimo do judeu russo Lev Davidovich Bronstein), revolucionário de primeira hora, ativo participante da revolução fracassada de 1905, e que, após o Golpe Bolchevique de 1917, fundou o Exército Vermelho. Em decorrência de suas divergências ideológicas com Lênin e, mais tarde, Stálin, foi expulso do Partido Comunista da União Soviética em 1927 e se exilou em diversos países do mundo. Sua principal divergência com Stálin se referia ao método revolucionário.


http://blog.estantevirtual.com.br/2016/11/07/vida-e-obra-leon-trotsky/?utm_source=facebook&utm_medium=organico&utm_campaign=leon-trotsky



Trotsky ao lado de Lênin e Voroshilov e um grande grupo
de soldados em Petrogrado (São Petersburgo), 1921.
Fonte: Wikipedia.


Trostky e o Exército Vermelho no front polonês, 1919.
Fonte: Wikipedia.


Trotsky propunha que a revolução não se limitasse a um único país, que se espalhasse para o maior número possível deles, particularmente para a Europa.




Trotsky e Stalin carregam o caixão de Felix Djerzhinski em seu funeral.
Este fora o criador da Cheka, polícia política da República Soviética,
futura KGB. Fonte: Wikipedia.

Já Stalin era partidário de se manter concentrado na revolução russa, consolidar o poder aí e, somente mais tarde, quando possível, pudesse exportar a revolução para outros países. O último país a dar-lhe abrigo foi o México, onde havia uma ativa comunidade marxista e muitos seguidores de suas ideias revolucionárias internacionalistas. Foi amigo do casal Diego Rivera e Frida Kahlo, que se tornaria sua amante.



Casa de Trotsky, no México, onde foi assassinado a mando de Stálin.
Fonte: Wikipedia.

Trotsky foi assassinado a mando de Stálin por um seu preposto, chamado Juan Mercader del Rio, de origem espanhola e ativo militante comunista internacional. Algum tempo antes de ser morto, Trostsky publicou sua autobiografia intitulada "Minha Vida", um dos livros que mais me impressionaram em minha juventude. Uma verdadeira epopeia alucinante, que revela uma vida pessoal agitada, tumultuada, digna de uma novela de Indiana Jones.


Trotsky com comunistas americanos, incluindo
Harry DeBoer (esquerda), no México, pouco
antes de seu assassinato, 1940. Fonte: Wikipedia. 
[ image ]
Montagem de fotos do período da Guerra Civil (1918-1921).
Fonte: Trotsky Internet Archive
(https://www.marxists.org/archive/trotsky/photo/index.htm)

O trotskismo ainda está ativo em todo o mundo, notadamente no Brasil, onde grupos de extrema esquerda apelam para métodos terroristas urbanos e nas manifestações públicas para atingir seu sonho quimérico da tomada do poder.




Escritório onde ocorreu o ataque a Leon Trotsky. Fonte: Wikipedia. 

Não podemos apagar o passado, devemos conhecê-lo para poder evitar a repetição dos mesmos erros.


Para saber mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Leon_Trotsky


Nenhum comentário:

Postar um comentário