segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O Rei D. Sebastião, de Portugal, e o mito do "Salvador da Pátria" no Brasil

D. Sebastião (1554-1578)

A morte do rei D. Sebastião, de Portugal, com apenas 23 anos, na batalha de Alcácer-Quibir, no noroeste da África, foi um evento que teve repercussões importantes na história do Brasil. Uma das consequências deste irreparável desastre militar lusitano é que Portugal passou ao domínio da Espanha. 

Justamente na época em que os portugueses começavam as Entradas para o interior do imenso território a oeste da linha do Tratado de Tordesilhas em busca de riquezas minerais. O território a oeste desta linha era castelhano. Legalmente os portugueses não poderiam fazê-lo. Agora, unidos em um único reino (Portugal e Castela), isso era possível. Foram 60 anos sob o jugo castelhano (1580-1640).



Lagos46 kopie.jpg
Batalha de Alcácer-Quibir, em 4 de agosto de 1578.


Quando Portugal conquistou novamente sua independência, com a subida ao trono de D. João IV, em 1640, o território a oeste de Tordesilhas já estava grandemente palmilhado pelos bandeirantes paulistas e já sabiam os locais onde o ouro, diamantes e outros minerais preciosos poderiam ser encontrados. Era tarde demais para Castela impedir o avanço português para o Oeste. 

Assim, nosso imenso território foi obtido, dentre outras causas, pela fragorosa derrota de D. Sebastião em Alcácer-Quibir. Portugal mergulhou numa profunda depressão política, econômica, populacional e social após este desastre. A emigração portuguesa para o Brasil passou a ser mais maciça, em busca do Eldorado. 

O povo português, por mais de três séculos, esperava, em sua mítica esperança por tempos melhores, pela volta de D. Sebastião que, segundo uma lenda, permanecera vivo após a batalha aprisionado pelos muçulmanos. Até hoje há uma tese de que ele foi entregue pelos mouros aos espanhóis que o mantiveram encarcerado até sua morte para evitar que ele retornasse ao reino lusitano. Esse mito passou a se chamar de "sebastianismo". 

No Brasil esse mito dura até hoje. Temos ainda a esperança de que um "D. Sebastião - salvador" venha para resgatar nossa Pátria da pobreza e da fome. É uma das causas do desastre que nos ocorreu a partir de 2003 com o mito do "Salvador da Pátria".


https://www.youtube.com/watch?v=buqKnugJ77M


https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Alc%C3%A1cer-Quibir

Nenhum comentário:

Postar um comentário