segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Händel e o 23 de Abril - Dia de São Jorge

Georg Friedrich Händel (1685-1759)


O dia 23 de abril, é o dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra. Em homenagem ao santo católico e a esta grande nação, tenho a satisfação de compartilhar com todos os(as) amigos(as) a maior homenagem já feita a um soberano inglês. Feita, nada mais nada menos, por um alemão. Sim, um alemão! Coisas da vida! Trata-se de Georg Friedrich Händel (1685-1759), contemporâneo do maior compositor da história, seu conterrâneo Johann Sebastian Bach (1685-1750). 

Händel, nascido em Halle, ainda jovem foi compositor e mestre de capela (Kapellmeister) do Príncipe-Eleitor Georg Ludwig, de Hannover, futuro rei George I, da Inglaterra (as casas reais destes países eram da mesma família). Händel pouco trabalhou para o Príncipe-Eleitor Georg, em função de inúmeras viagens pela Europa onde já fazia um relativo sucesso, incluindo a Inglaterra. Isso foi considerado uma grande gafe, o que criou certa animosidade por parte do príncipe. 

Estando na Inglaterra, Händel foi surpreendido com a coroação de Georg Ludwig como rei da Inglaterra, como George I. Após idas e vindas à Alemanha por questões de visto de permanência na Inglaterra, Händel finalmente aí se estabeleceu. Anglicizou seu nome para George Frideric Haendel (ou Handel). Inicialmente seu relacionamento com a corte foi frio em função dessa questão. 

O Rei George I adorava passear de barco pelo rio Tâmisa, em cortejo, com barcos repletos de cortesãos, amigas e outros convidados. Em um barco separado e próximo ao rei, uma orquestra a tocar os grandes sucessos do momento. Tudo muito regado a ótimas bebidas e deliciosos manjares. Um nobre da corte, amigo em comum dos dois alemães, tratou de colocar Handel como cravista da orquestra no barco. 

O Concerto de Música Aquática (Water Music) é um conjunto de movimentos orquestrais, divididos em três suítes. Estreou em 17 de julho de 1717, sob encomenda do rei George I, para ser executado sobre o rio Tâmisa. Acompanhado de belas cortesãs, pois George I não era fácil, ele exigiu da orquestra (na primeira execução com 50 músicos), esforços incríveis. O rei gostou tanto da música que, após sua primeira apresentação pela orquestra, ele exigiu que ela fosse repetida por 3 vezes. Ao final, os músicos estavam exaustos. 




Foi o início da glória de Händel, na Inglaterra, na Europa, no mundo e na história. Compartilho aqui esta que considero uma das mais belas e inspiradas peças já compostas pelo homem: o Concerto de Música Aquática, em homenagem à Inglaterra e São Jorge. Orquestra de Câmera “English Baroque Soloists”, uma das melhores do mundo, sob a regência de John Elliot Gardiner, um dos maiores maestros da segunda metade do século XX.


https://www.youtube.com/watch?v=cnn3TVBDtcA&feature=share

Nenhum comentário:

Postar um comentário