segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

História da Escola Normal Francisco Campos, de Dores do Indaiá


Escola Normal Francisco Campos em Dores do Indaiá, em 1934.
Autoria desconhecida. Do acervo de Angélica de Oliveira Corrêa.


Este video foi realizado por mim no início de janeiro de 2000, em Dores do Indaiá, Minas Gerais, Brasil. O album foi idealizado e produzido pela Profa. Conceição Fiúza, irmã do Prof. Rubens Fiúza, da grande família Fiúza de Dores do Indaiá. Foi concebido para preservar a história da Escola Normal que, nas décadas de 1930, 1940 e 1950 foi uma das melhores de Minas Gerais. 

Por ali passaram grandes professores, vindos de várias partes do Brasil e do Exterior. Era uma escola modelo. Ali se formaram moças vindas de várias cidades da região do Alto Paranaíba, Alto São Francisco, Oeste de Minas e até de cidades mais distantes. Dores do Indaiá era, então, um dos polos culturais regionais do estado. 

Este video foi dividido em 4 partes conforme o protocolo do YouTube, é destinado a contribuir para a preservação da memória desta grande fábrica de cultura. Minha mãe, Maria de Oliveira, ali se graduou em 1937, de forma que também eu tenho muita coisa a ver com esta relíquia histórica. 

A qualidade das imagens não é lá grande coisa, pois tive a ajuda apenas de uma pessoa para abrir as páginas do álbum, extremamente grande e pesado. Faltou uma apresentação oral. Mas valeu o esforço para preservar na memória dos dorenses esta verdadeira história revivida.


Parte 1:

https://www.youtube.com/watch?v=pQTs2DmDNLo&t=91s

Parte 2: 

Segunda parte do vídeo realizado sobre o album da Profa. Conceição Fiuza, de Dores do Indaiá, sobre a história da Escola Normal Francisco Campos.

https://www.youtube.com/watch?v=tAzpjLSM-0E&feature=share

Parte 3:

Vídeo sobre a história da Escola Normal Francisco Campos, de Dores do Indaiá, Minas Gerais. Terceira parte desta tetralogia.  Baseado no album criado pela grande e ilustre Profa. Conceição Fiuza, no ano de 1989, para perpetuar a memória daquela que foi uma das melhores escolas normais do País nas décadas de 1930, 1940 e 1950.

https://www.youtube.com/watch?v=pehUQfNhNdw

Parte 4:

Última parte da tetralogia do video sobre a Escola Normal Francisco Campos, em Dores do Indaiá, Minas Gerais, Brasil.  Esta escola  foi uma referência por mais de três décadas no ensino mineiro.  Gesto muito louvável da criação deste album pela Profa. Conceição Fiuza, em 1989. Uma grande viagem pelo tempo, pela cultura passada que não volta mais.

https://www.youtube.com/watch?v=yXlNmHCQh0E


Nenhum comentário:

Postar um comentário