segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O Desbravamento da Região do Alto São Francisco, Minas Gerais, Brasil


Nenhum texto alternativo automático disponível.


Mapa dos confins do Brasil com as terras da Coroa de Espanha na América meridional. Documento de 1749, pertencente à Coleção de Documentos Cartográficos do Arquivo Público Mineiro.

O que está de amarelo era ocupado pelos portugueses. O que está de cor rosa era o território ocupado pelos espanhóis. O que fica em branco não estava até ocupado até a data de produção do mapa. 


Nesta época, a região do Alto São Francisco constava no mapa apenas com a nascente e o início do Rio São Francisco e as montanhas da Serra da Canastra (ainda sem este nome) das quais a Serra da Saudade faz parte. Havia o receio da Coroa portuguesa de que tropas espanholas, a mando de seu rei, invadissem esta região para que passassem ao domínio hispânico. Daí a necessidade das incursões contra os índios tapuias e a eliminação dosquilombos para que a região fosse colonizada por portugueses, paulistas e seus descendentes. 

A primeira cidade importante da região foi Pitangui (1715), a sétima cidade do ouro, de onde saíram os construtores da Picada de Goiás. Uma das rotas dessa picada ia diretamente para Goiás passando por Bambuí, atravessando um vão da Serra da Canastra e chegando à região de Araxá (território da Farinha Podre). 

Outra variante, após Bambuí, passava por detrás da Serra da Saudade e subia para Paracatu. 

A última variante saía de Pitangui, atravessava o Rio São Francisco próximo a Bom Despacho, no local denominado Piraquara, passava pelo Arraial da Boa Vista (atual Dores do Indaiá), cruzava o Quartel São João, atravessava os rios Indaiá e Abaeté, à esquerda da atual Abaeté, e subia para Paracatu.

Arquivo Público Mineiro

Acesse mais documentos cartográficos no SIAAPM, no link: http://goo.gl/q9FOFz

Nenhum comentário:

Postar um comentário