segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Ivan Aivasovsky - o maior pintor de marinhas da História


Navio em uma tempestade (1896)

Tempestade (1886)

A Nona Onda (1886)


Uma mostra do maior pintor do mundo de temas sobre o mar, Ivan Aivazovsky (1817-1900). Conheci suas pinturas em novembro de 1981, quando de uma visita a Leningrado (atual São Petersburgo), na extinta União Soviética. No Hermitage há uma sala exclusivamente dedicada a ele. Desde então, tornei-me um fã incondicional de seu trabalho. Uma maravilha!

Vejam abaixo amostras deste genial pintor:


https://www.youtube.com/watch?v=-Qv_yCI_YKE&feature=share


A segunda parte desta bela mostra. Nascido no porto de Feodosia, Mar Negro, atual Criméia, de uma família de origem armênia, Aivazovsky estudou na Academia Imperial de Artes, em São Petersburgo. Viajou, na juventude, pela Europa, tendo se encantado com a Itália, onde pintou inúmeros quadros. Voltou para a Rússia onde seguiu uma carreira de sucesso. Pertenceu à escola Romântica de pintura. 
https://www.youtube.com/watch?v=-Qv_yCI_YKE


Terceira parte da mostra Aivazovsky. Na Rússia, foi logo aceito nos meios da corte imperial, onde granjeou grande estima. Também foi ligado aos meios militares, quando pintou dezenas de quadros com temas bélicos vinculados ao mar. Seu legado é de mais de 6.000 quadros, um fenômeno! 


https://www.youtube.com/watch?v=acsKjxaGY0k


https://www.youtube.com/watch?v=5zcjelfB0jo

Nenhum comentário:

Postar um comentário