sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Collonges-la-Rouge, uma joia francesa no Caminho de Santiago de Compostela




No dia 1o. de outubro de 1988, ao final do IV Congresso Internacional de Psicogeriatria, em Limoges, França, fiz uma excursão com vários colegas de congresso a esta joia arquitetônica francesa. Trata-se da cidade de Collonges-La-Rouge, uma cidade medieval totalmente construída com pedras vermelhas. Uma das mais belas cidadezinhas da França, situada no departamento da Corrèze, pertencente à região do Limousin (Limusine), quase um distrito da cidade de Brive-la Gaillarde. É um verdadeiro patrimônio da humanidade!
















 





Encontra-se em um dos caminhos franceses para Santiago de Compostela, portanto, rota de peregrinos desde o século VIII, quando foi construída. Tem 490 habitantes (censo de 2014). A cidade vive apenas do comércio do turismo através de butiques e lojinhas. O nome da cidade é um topônimo cuja palavra vem do latim Colonica, que significa "um pedaço de terra cultivada por um colon (camponês)". A cidade foi fundada por monges da abadia de Charroux, no Poitou, no século VIII, após doação do conde Roger, de Limoges.

A cidade atravessou pacificamente os turbulentos períodos de guerras religiosas, após a Reforma, em função do fato de que as duas naves de sua igreja são utilizadas alternadamente para os cultos católicos e protestantes. Durante a Revolução Francesa os edifícios do priorado foram destruídos. A economia da região ficou seriamente prejudicada e, a muito custo, durante o século XIX, foi se recuperando gradativamente. A cidade passou a ser considerada apenas como "uma estrada com piso de pedras". Durante o século XX foi criada a associação dos amigos de Collonges-la-Rouge que contribuiu decisivamente para a manutenção de seu patrimônio e incentivou o turismo. 

Veja abaixo cenas deste pedacinho mágico da França.














Nenhum comentário:

Postar um comentário