segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Oradour Sûr Glâne, França - O Martírio de Uma Cidade






Esta pequena aldeia, no interior da França, foi visitada por mim em 1988. Fica próxima (20 km a noroeste de Limoges - Limusine), onde estagiei. Ela foi destruída pelos nazistas, em 10 de junho de 1944, em retaliação pela morte de dois oficiais alemães pelas tropas da Resistência. 

As tropas nazistas subiam do sul para o nordeste, já que a invasão da Normandia ocorrera 4 dias antes (a 6 de junho de 1944), Paris estava em risco de cair nas mãos dos Aliados e havia necessidade de reforço de tropas mais ao norte. Grande parte de seus habitantes foram fuzilados e queimados nas ruas e em suas casas. Uma multidão dentro da igreja, onde se refugiara, esperando que na casa de Deus haveria perdão, foi queimada viva, junto com o padre. Bebês, mulheres grávidas, idosos, dois irmãos médicos, todos foram implacavelmente mortos, sem dó nem piedade. Só os homens que trabalhavam em Limoges, ali próximo, escaparam desse genocídio. 

A cidade é preservada como os nazistas a deixaram, como um monumento nacional contra a barbárie e é conhecida como "cidade-mártir".
Suas imagens foram incluídas no melhor documentário sobre a II Guerra Mundial, feito na Inglaterra em 1975, apresentado por Sir Lawrence Olivier e intitulado "O Mundo em Guerra", visto em todo o planeta na década de 1990.
Este filme foi feito por mim, baseado nas minhas fotos, em janeiro de 2004.
Souvenez vous! Lembrem-se, para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário