sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Crônicas da terra lusitana - Óbidos


Óbidos é uma vila de Portugal, do distrito de Leiria, situada na sub-região Oeste e região Centro. Tem 2.200 habitantes na área urbana e pouco mais de 11 mil no município. É considerada uma joia medieval e um dos pontos turísticos mais visitados da terra lusitana. A oeste é banhada pelo Oceano Atlântico.
O nome Óbidos vem do latim ópido, que significa “cidadela”, ou “cidade fortificada”. Foi fundada pelos romanos como uma fortaleza na defesa contra os bárbaros e se chamava Eburobrício.
Em 1148, foi conquistada aos mouros, por D. Afonso Henriques. Sua primeira carta de foral (independência como vila) data de 1195, sob o reinado de D. Sancho I. A cidade fez parte do dote de diversas rainhas de Portugal, especialmente Urraca de Castela, esposa de D. Afonso II, Rainha Santa Isabel, esposa de D. Dinis, Filipa de Lencastre, esposa de D. João I, Leonor de Aragão, esposa de D. Duarte, Leonor de Portugal, esposa de D. João II e outras mais.
Em 1527, viviam apenas 161 habitantes na vila e a área de muralhas corresponde à mesma que existe atualmente, ocupando uma área de 14,5 ha.
Em 16 de Fevereiro de 2007, o castelo de Óbidos recebeu o diploma de candidato a uma das sete maravilhas de Portugal.
Em 2015, as Muralhas da Vila de Óbidos integraram o projeto "Maravilhas de Portugal", uma iniciativa da Direção-Geral do Patrimônio Cultural e da multinacional Google que permite ver, com detalhes, numa visita a 360 graus, os 57 monumentos disponíveis 'online' a partir das páginas da Google ou da Google Maps.

Fonte: Wikipedia
Créditos das fotos:
Silvia Teodoro de Oliveira
Antônio Carlos Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário