sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

História da Escola Normal Francisco Campos - Parte I

Este video foi realizado por mim no início de janeiro de 2000, em Dores do Indaiá, Minas Gerais, Brasil. O album foi idealizado e produzido pela Profa. Maria da Conceição Fiuza, irmã do Prof. Rubens Fiúza, da grande famíliaFiúza de Dores do Indaiá. Foi concebido para preservar a história da Escola Normal que, nas décadas de 1930, 1940 e 1950 foi uma das melhores de Minas Gerais.

Faz um levantamento, através de notícias e recortes de jornais, dos acontecimentos e personagens que antecederam a aprovação da construção da Escola. Prossegue, após sua inauguração, apresentando um resumo da atuação dos principais professores, funcionários e alunas que participaram da vida da Escola em décadas. Foi o período de ouro da educação em Dores do Indaiá, então uma referência estadual.

Por ali passaram grandes professores, vindos de várias partes do Brasil inclusive do Exterior. Era uma escola modelo. Ali se formaram moças vindas de várias cidades da região do Alto Paranaíba, Alto São Francisco, Oeste de Minas e até de regiões mais distantes. Dores do Indaiá era um dos polos culturais regionais do estado. Este video, dividido em 4 partes, conforme o protocolo do YouTube, é destinado a contribuir para a preservação da memória desta grande usina de cultura. Minha mãe, Maria de Oliveira, ali se graduou em 1937, de forma que também eu tenho algo a ver com esta relíquia histórica.

A qualidade das imagens não é boa, pois tive a ajuda apenas de uma pessoa para abrir as páginas do álbum, extremamente grande e pesado. Faltou uma apresentação oral. Mas valeu o esforço para preservar na memória dos dorenses sua verdadeira história. Serve como um convite, a qualquer um que se interessar, para um futuro trabalho profissional em vídeo sobre a história deste grande educandário.

Este video foi realizado por mim no início de janeiro de 2000, em Dores do Indaiá, Minas Gerais, Brasil. O album foi idealizado e produzido pela Profa. Conce...
YOUTUBE.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário