segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Grupo Escolar Dr. Zacarias, Dores do Indaiá - 50 anos depois


Estudei no Grupo Escolar Dr. Zacarias (GRUDE), em Dores do Indaiá, no ano da graça de 1951, quando fui matriculado no primeiro ano do então Curso Primário. Passados 50 anos, isto é, em 6 de dezembro de 2001, um grupo de 9 alunos desta turma, composta por 30 crianças, se reuniu neste Grupo Escolar para celebrar o cinquentenário deste ano que marcou o início de uma longa carreira de estudos que iria perdurar por toda minha vida. A Diretora do Grupo, em 1951, era a Profa. Anita Faria. Como ela se encontrasse licenciada, sua Vice-Diretora, Profa. Geni de Alcântara Bernardes, era a diretora de fato. Nossa professora era D. Carminha Soares, prima em primeiro grau de meu pai. Severa, era respeitada por todos os alunos, que também nutriam grande admiração pelo seu trabalho. D. Carminha fora colega de turma de minha mãe na Escola Normal Francisco Campos, quando ambas se graduaram em 1937 como normalistas.





Em 2001 o GRUDE era dirigido por D. Nilce Lopes que acolheu carinhosamente nossa solicitação para a organização deste evento. Além do mais, colocou todo o grupo à nossa disposição. Organizou, ao lado de diversas professoras, o coral infantil e um grupo de crianças com músicas e danças típicas, que nos recepcionaran de forma comovente. A solenidade oficial ocorreu no auditório do GRUDE, quando D. Nilce nos recebeu com caloroso discurso de boas-vindas. Em nome de nosso grupo de ex-alunos, discursou nosso colega Rubem-Hur Rocha, conhecido e respeitado jornalista em Belo Horizonte, quando teve oportunidade de saudar esta inesquecível casa de ensino que, por quase um século, vem prestando inestimáveis serviços à comunidade dorense e atuando como um farol iluminador nas vidas de tanta gente.





Foi com grande emoção que descerramos a placa comemorativa deste cinquentenário, instalada próxima à porta de entrada para a sala de aula onde estudamos. Em memorável sessão de fotos, todos nós alunos que ali comparecemos, nos sentamos nas mesmas carteiras de meio século antes. Não é preciso descrever toda a emoção por cada um sentida.




Nas imagens abaixo uma recordação daquela tarde e noite memoráveis.


https://drive.google.com/open?id=0B9zBbq3OaOaNU2xpMjY5VUctVkk



Ao final da cerimônia, nos reunimos na cantina para um lanche e um coquetel de confraternização entre os veteranos alunos, os atuais estudantes, as professoras e seus familiares. Imagens que jamais desaparecerão destas cansadas retinas.






















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário