segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Músicas para se mergulhar no mundo da hipnose e da apoteose.






Comecemos por uma das peças mais belas já compostas no Barroco Tardio (1723). La Sonnerie de Sainte Geneviève du Mont à Paris (Os Sinos de Santa Genoveva do Monte em Paris), de Marin Marais (Paris -1656-1728 Paris). É uma peça para quatro instrumentos: violino, viola da gamba, cravo e baixo contínuo. Pode ser considerada uma passacaglia ou chacona, com repetição contínua de notas em Dó, Fá e Lá menor. Durante grande parte da peça, há um diálogo entre o violino e a viola absolutamente apaixonantes. Composta em 1723 é a obra mais conhecida de Marais. Diferentemente da maioria das composições do período que priorizavam o violino, esta peça supervaloriza a viola da gamba, especialidade de Marin Marais e os demais fazem seu acompanhamento. Marais, mais tarde tornar-se-ia músico e chefe de orquestra da corte de Luís XIV.

Marais estudou composição com o grande músico, dançarino e regente da Academia Real de Música, Jean-Baptiste Lully (nascido em Florença como Giovanni Battista Lulli - 1632-1687), considerado o pai do Barroco francês, na corte de Luís XIV.

https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Lully


Marais tornou-se um virtuose da viola da gamba, instrumento aprendido com Sainte Colombe (1640-1693), um huguenote, músico e compositor reconhecido como um dos melhores do mundo, morador da atual Rue de Rivoli, no centro de Paris. Sainte Colombe foi mestre de Marais por seis meses. Depois disso, o mestre percebeu que nada tinha mais a ensinar ao aluno genial e o dispensou. Há versões que relatam uma nesga de inveja do mestre em relação ao pupilo, o que é negado por outras fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monsieur_de_Sainte-Colombe


Esta é uma composição paradigmática para os que desejam mergulhar numa profunda meditação e daí extrair seus mais recônditos sentimentos de paz e harmonia com o universo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Marin_Marais



As vidas de Sainte Colombe e Marin Marais foram retratadas no premiadíssimo filme "Todas as Manhãs do Mundo" (Tous Les Matins du Monde), de 1991, Prêmio César, de 1993, dirigido por Alain Corneau e estrelado por Gérard Dépardieu, no papel de Marin Marais, e Jean-Pierre Marielle, no papel de Sainte Colombe. A trilha sonora é do famoso catalão violonista da gamba e multi-instrumentista Jordí Savall, um dos maiores virtuoses da atualidade.


https://en.wikipedia.org/wiki/Tous_les_Matins_du_Monde


Veja o filme aqui:





Continuemos por algumas composições de Jean-Baptiste Lully (Giovanni Battista Lulli).





Giovanni Battista Lulli, Marche pour la Cérémonie des Turcs, Modo Antiquo





Lully - Marche pour la cérémonie des Turcs.







Lully - Marche pour la Cérémonie des Turcs & Chaconne d'Amadis - Skip Sempé.





H. Von Karajan - Adagio de Albinoni.




Rameau, Rondeau des Indes Galantes.





Marin Marais. Les Folies d'Espagne. Hille Perl. Lee Santana.





Charpentier - Marche de Triomphe. H.547.





Haendel - Sarabande Extended.






J.S. Bach - Toccata and Fugue in D Minor.



Dmitri Shostakovich - Waltz No. 2.




Tchaikovsky: Slavonic March with Cannons- Dutoit. 


Um comentário:

  1. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir